segunda-feira, 4 de abril de 2011

Visita dos alunos do Fundamental 1 ao Catavento Cultural

Texto: Pablo Ledesma (3º médio B)
Fotos: Fábio Nóbrega (8ºA) e Nayde Borges
Nas segundas- feiras, dias 21 e 28 de março de 2011, os alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marupiara realizaram um estudo do meio em visita ao Catavento Cultural Educacional, localizado no antigo Palácio de Exposições, antiga sede da prefeitura do Município de São Paulo.
Durante o período no Catavento, os alunos, acompanhados por suas respectivas professoras junto à equipe de monitores da Caminhar, visitaram três das quatro seções disponíveis do local, Universo, Vida e Engenho.
As turmas se dividiram em três grupos e, como representante do núcleo de educomunicação, acompanhei os alunos das professoras Lurdes e Raquel.

Iniciamos nossa visita pela seção Universo, que aborda fenômenos dos corpos celestes, constelações e planetas, a formação da Via Láctea e astronomia em geral. Todas as salas são repletas de imagens, possuem vídeos e documentários, jogo de computadores e maquetes que tornam a visita mais interativa o possível, viabilizando um aprendizado saudável e divertido para os alunos.

Após estudar os fenômenos extraterrestres, partimos para um estudo do nosso planeta, a Terra.

Inicialmente, conhecemos o processo de formação da Terra e, em seguida, analisamos seus acontecimentos geológicos e ambientais, como a função das Placas Tectônicas, o porquê de ocorrerem terremotos, a formação das cadeias montanhosas e outros relevos e, por último, os ecossistemas terrestres reproduzidos por uma imensa maquete bem detalhada, representando todos os ecossistemas do Brasil e do mundo.


A partir deste estudo dos ecossistemas, fizemos uma ligação com a seção Vida, que aborda o processo de evolução da vida na Terra junto à teoria da seleção natural de Darwin, assim como a fauna e a flora de cada ecossistema. Esta parte da exposição conta com jogos interativos, muitas imagens, exemplares de conchas e ossadas, um aquário e várias estátuas de animais.

Durante toda a visita. os alunos demonstraram bastante interesse nos temas abordados. Porém, todo esse interesse se transformou em curiosidade e diversão quando visitamos a seção Engenho, a mais interativa das três. Esta seção é repleta de experimentos físicos envolvendo mecânica, eletromagnetismo, fluídos, calor, som, luz e óptica. O interessante é que os alunos visualizam todos os experimentos em tempo real e, às vezes, atuam como cobaias incrível mente dispostos a participar das experiências. Tudo pelo bem da Ciência, não?

Nunca tinha visitado o Catavento cultural e achei a didática da instituição muito prática e eficiente. Os alunos, assim como eu, tiveram a oportunidade de viver – ou reviver – tudo o que aprenderam em sala de aula. Na viagem de volta ao Colégio, ficou por responsabilidade dos monitores entreterem os alunos com brincadeiras e histórias para que a diversão não acabasse e o estudo do meio fosse um sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário