sexta-feira, 27 de maio de 2011

“Prometheus Nostos”, atualidade e a condição humana

Texto: Arissa (3º médio A)
Fotos: Rodrigo   (3º médio B)

Cia de Teatro Balagan com alunos do Marupiara
Desconstrua o modelo convencional de teatro, e a isso some uma experiência única e provocadora, você terá a montagem de “Prometheus Nostos” milimetricamente preparada pela Companhia de Teatro Balangan que com maestria apresenta o mito de Prometeu de forma inovadora.


Em 23/05, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio, com a companhia dos professores Gustavo e Mário, assistiram à montagem de “Prometheus Nostos”. Antes da apresentação, uma descontraída, mas consistente conversa ocorreu. A Companhia que gentilmente abriu seu espaço para assistirmos a montagem, explicou e solveu dúvidas e anseios de alunos quanto a produção de uma peça e a carreira teatral.


Esta Companhia, que foi fundada em 1999, participou com montagens como “Sacromaquia” e “Tauromaquia” de festivais, alguns deles são o Festival de Teatro de Curitiba, em 2001, e os festivais de Inverno de Ouro Preto e Mariana, além do Festival Internacional de São José do Rio Preto.

Da mitologia grega, Prometheus é um titã que moldou os seres humanos a partir do barro, e deu a eles o fogo que pertencia aos deuses. Com isto, a humanidade passa a dominar a natureza e a assumir a consciência de sua condição – a "condição humana". Como punição o titã recebe Pandora como um “regalo” de Zeus, mas na verdade Pandora guardava o caos dentro de si. Além desta punição Prometheus também é condenado a viver no topo do monte Caucaso, e ter seu fígado devorado pela águia Éthon diariamente.


A montagem de “Prometheus Nostos”, que já passou aproximadamente por trinta alterações de texto, traz um mito da Antiguidade Grega como veículo para a discussão de nossa realidade. No decorrer do ensaio aberto personagens se multiplicavam, se repartiam, cortinas modificavam e dividiam o espaço de diferentes formas, o que promoveu a reorganização do pensamento e dos sentidos de cada um de nós, espectadores. Uma belíssima montagem, que faz um inteligentíssimo paralelo entre o mito e o ser humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário