terça-feira, 22 de março de 2011

Conhecendo a Arte e Civilização do Islã

Por Gabriel Sales (3º Médio B)
Fotos: Gustavo Novak (9ºB)
Na última quinta feira, 17 de março, os alunos dos 6ºs anos visitaram a exposição Islã – Arte e Civilização, no Centro Cultural Banco do Brasil. A exposição traz, pela primeira vez no país, um grande acervo de obras ligadas ao legado cultural deixado pelos povos islâmicos. Estas vieram de diversos museus espalhados pelo mundo, sendo que as principais obras vêm da Síria, do Irã, da Biblioteca e Centro de Pesquisas do Sul (países árabes) BibliASPA  e Casa das Áfricas. Desde cedo, os alunos mostraram-se empolgados com a saída, eufóricos por estarem prestes a colocar à prova os conhecimentos sobre as diferentes culturas adquiridos em sala de aula e por estarem perto de ficar frente a frente com obras, que contam histórias que vão do século VII ao século XXI.
Todos desceram no centro velho de São Paulo, no Pátio do Colégio, para que vivessem a experiência de um passeio na turbulenta XV de Novembro e aliassem esta à oportunidade de observarem o lugar onde a capital nascera com todos os amigos e alguns professores presentes.
Ao andarem pela XV de Novembro, os alunos puderam observar a arquitetura monumental dos prédios que a circundam, praticando, também, os conceitos vistos na disciplina de artes.

Chegando à exposição, os alunos tiveram o primeiro contato com as belíssimas obras do povo islâmico. Logo na entrada, pequenos grupos foram formados com o objetivo de facilitar a visitação, sendo que cada um visitou a exposição de diferentes formas e com olhares diferentes.
 
Esta mostra inédita no Brasil conta, através da arte, da escrita e das peças religiosas e bélicas, uma história com mais de mil anos, com artefatos que jamais haviam saído de seus países de origem, aliadas com a tecnologia informática que nos permitia visitar diversos lugares islâmicos sagrados sem sair do lugar.

Com este riquíssimo acervo para explorar, os alunos não sabiam por qual parte começar e o choque de valores que isto lhes acarretaria.

Começando pela escrita, eles puderam perceber que há formas de escrever que diferem quase que totalmente da nossa. Com alguns objetos de escrita, peças e partes de textos sagrados, eles se viram diante de uma religião, de uma forma de escrita e de uma cultura totalmente peculiar e nunca antes apreciadas tão de perto.
Ao caminharem, os alunos ficaram fascinados com o a proposta tecnológica da exposição e com a linha do tempo que conta a história do islamismo desde o nascimento de Maomé até os dias de hoje. Isto só serviu de motivo para que professores e alunos se interessarem e ficarem com um  gostinho de “quero mais”. Ao final, todos se reuniram novamente e a troca de experiência entre eles foi incrível. Para selar o final desta saída com uma vivência social brilhante e como forma de premiação pelo interesse e o comportamento de todos, os alunos tiveram a oportunidade de discutirem suas visões, conversarem e passarem um tempo como amigos, saboreando um lanche suculento. Mais uma vez, o Colégio Marupiara sai na frente, proporcionando novos métodos e visões para o saber, mas sempre prezando pela ternura e sabedoria de seus alunos!

5 comentários:

  1. Muito bom esse relato. A riqueza de detalhes é tanta, que temos a sensação de ter participado com os alunos. Parabéns a equipe de Educomunicação.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar os alunos, pela matéria.
    O texto ficou exuberante, pois as informações contidas mostraram a importância e o valor de outras culturas, para com a nossa.
    E é claro que eu não posso deixar de comentar sobre a captação das imagens, que foram utilizadas técnicas ótimas, para enriquecer mais o trabalho.
    Empatia e até.
    Talita – Midiateca.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Gabriel Sales e ao Gustavo! O Texto ficou maravilhoso e as fotos ficaram maravilhosas. Deu para perceber a emoção de cada aluno ao estar no passeio, podendo conhecer e ter contato com uma cultura totalmente diferente da nossa.

    Rita de Cássia- 3º Médio A.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Sales e Gustavo.
    Parabens pelo incrivel trabalho de reportagem feito por vocês!O texto e as imagens complementaram este trabalho.Vocês foram brilhantes!
    Obrigada
    Professora Patricia

    ResponderExcluir
  5. Profºª Ana Lúcia



    Parabéns Gabriel e Gustavo pela reportagem. Não me surpreendi, pois sempre soube do talento de vocês. Continuem empenhados e muito sucesso a vocês e ao jornal!

    ResponderExcluir